domingo, 8 de novembro de 2015

O Submundo - Mekai


O Submundo (Meikai) é o mundo que Hades governa, local para onde vão as almas daqueles que morrem. É composto de 8 Prisões, 3 Vales, 10 Fossos e 4 Esferas. 

Compõem o Meikai o Yomotsu (portal de entrada das almas), os infernos diversos, e os Campos Elíseos (para onde vão as boas almas). Apenas almas podem circular pelo submundo, com exceção dos espectros, que tem a autorização de Hades para circular vivos. Para os habitantes da superfície da Terra circularem pelo submundo vivos pe necessároi despertar o oitavo sentido, o Arayashiki. 

Os encarregados da proteção do submundo são as estrelas celestes, visto os guardiões das prisões e caminhos serem todos integrantes das 36 estrelas malignas celestes. Massami Kurumada alterou as estrelas de Queen de Alrune, Stand de Besouro Mortal, Rock de Golen e Pharaoh de Esfinge de Celeste, como se esperava a guardiões do inferno paara terrena. Não se sabe o porque da mudança.

Apesar da divisão o Inferno não se limita a prisões, Vales, fossos e das 4 esferas, sendo tão grande que é possível se perder por lá. Considerando serem almas não há preocupação quanto a isso.

A obra de Kurumada se baseou no Inferno de Dante do livro "Divina Comédia". No submundo há vários sub-infernos, sendo um pra um pecado, sendo mais grave na medida que se avança em direção as 04 esferas. As prisões seguem o roteiro do livro, com exceção do 2º círculo que virou o vale da ventania negra, concluindo com a existência de 8 prisões e não 9, como no livro.

ENTRADA DO SUBMUNDO

Com a morte a alma segue para o inferno mais adequado a suas faltas, ou aos Campos Elísios. Os Cavaleiros entraram vivos pois despertaram o oitavo sentido.  Para entrar é preciso chegar a colina do Yomotsu Hirasaka, que é a entrada natural das almas. 

As almas vagam sem consciência e ao cair no vale da morte chegam ao inferno, onde serão julgadas. A entrada pode ser aberta pelos espectros de Hades, em especials os três Kyotos, e pelo cavaleiro/amazona de Cancer.

Outra entrada é o castelo de Hades, que em cada era tem um estilo diferente.

O Yomotsu aparenta ser o limite entre Sekai e Mekai, sendo a barreira formada pelo cosmo de Atena um impeditivo a livre circulação entre os mundos.







PORTAL DO INFERNO

No Portal do Inferno, entrada para o submundo, é possível ler a seguinte mensagem em seu ombrais:  “Aqueles que aqui entrarem, devem perder todas as esperanças”.











RIO AQUERONTE

O rio liga o portão de entrada a primeira prisão, a Mansão do Julgamento, onde Minos de griffon julga os pecados e encaminha para o inferno correspondente. Para atravessar é necessária a ajuda do barqueiro Caronte, Estrela Celeste do Espaço. 

O barqueiro cobra pela travessia duas moedas de prata. Caso o pagamento não seja completo Caronte deixa a ama no rio, no trecho equivalente ao pagamento. Apenas Caronte sabe como chegar no outro lado.

o rio tem águas de cor marrom, ao contrário do Rio Lethe. Ele é largo como um mar, mas tem correnteza de rio. Nele, estão. os mortos que não tiveram dinheiro pra pagar a viagem e tentaram atravessar, mas como é impossível nadar no rio por ali ficaram. Os que não obtiveram sucesso puxam para baixo as almas que tentam nadar. As suas margens ficam as almas que não se decidiram atravessar, ou que não podem ou não querem pagar o barqueiro. 

1ª PRISÃO - A MANSÃO DO JULGAMENTO

Local onde os juízes julgam os mortos. Mesmo se você mentir, será descoberto.

Recebe o nome de “A Mansão do Julgamento”. É onde as almas dos mortos que chegam ao submundo são julgadas por um dos Três Juízes (Meikai San Kyoto), o Minos. Suas escadas de entrada são muito longas.

Durante a invasão dos Cavaleiros de Atena, Lune de Balron é quem está encarregado de julgar as almas no lugar de Minos de Grifon.

Vale da Ventania Negra

Inferno do vento que penaliza os condenados a ficarem pendendo sob os ventos de um furacão para sempre.

Um dos três vales do submundo, é uma ponte que liga a 1ª e a 2ª Prisão. Neste local Kanon de Gêmeos facilmente derrota Lune diante de Seiya e Shun. O vento de lá o faz voar infinitamente ou cair no buraco infinito (único buraco do Inferno que leva ao fundo dele, que é infinito e negro), sendo assim, fica difícil lutar lá contra o inimigo, pois ou se desvia ou cai.

2ª PRISÃO

Na 2ª Prisão são condenados os que pecaram pela avareza, sendo golpeados por uma chuva pesada e gelada, além de tornarem alimento do cão de guarda do inferno, Cérbero.

O local, que lembra um monumento egípcio, é guardado pelo Espectro Faraó de Esfinge. Pharaoh pesa o coração em equilíbio com a pluma da verdade de Maat,  pela técnica Balança da Maldição. Caso o coração seja mais pesado que essa pena, a pessoa é condenada.

Arredores da 2ª Prisão:

O único lugar do Inferno onde nascem flores. Também é o lugar onde Eurídice ficou presa ao ter parte do corpo transformado em pedra.

Há uma conexão entre esse espaço e a esfera de Hades, utilizado por Orfeu de Lyra quando tocava sua canção para o deus.

3ª PRISÃO

Aqueles que abusaram da Cobiça perecem nesse lugar, sendo condenados a empurrar enormes pedras por toda a eternidade. O tamanho das pedras que são roladas são proporcionais ao tamanho dos desejos ganaciosos tidos em vida.

Esta prisão era guardada pelos espectros Rock de Golem e Iwan de Troll. Antes mesmo de conseguir dizer seu nome, Iwan foi destruído por Hyoga. Já Rock foi morto pelo Cólera do Dragão de Shiryu.




4ª PRISÃO - PANTANO DAS TREVAS

Nessa prisão, os condenados cheios de ódio afogam-se uns aos outros.

Protegido por Flégias de Lycaon, no local está localizado o Pântano do rio Estige, também conhecido por Pântano das Trevas. Flégias batalhou HYoga de Cisne e Shiryu de Dragão, derrotando-os. Como Kanon de Gêmeos viu sua técnica o derrotou facilmente.


5ª PRISÃO

Aqueles que não seguiram a doutrina divina ficam sofrendo confinados em túmulos em chamas.

Esta prisão era guardada por Stand de Besouro Mortal. Ele é derrotado por Kanon de Gêmeos. Logo quando Hyoga e Shiryu chegam lá eles se surpreendem com a dor e o sofrimento que os mortos se encontram. Lá Radamanthys de Wyvern confrontou Kanon de Gêmeos que decidiu batalhar contra os juízes, para dar mais tempo para Hyoga e Shiryu.

6ª PRISÃO

A 6ª prisão é constituída pelos outros três vales. Protegida por 6 espectros desconhecidos. Ela tem uma parte que é chão sólido.

1º vale (Inferno de Sangue)

Um dos 3 Vales do submundo, o lago de sangue escaldante é O local para onde são enviadas as pessoas que foram violentas durante a vida na Terra. Lá elas ardem eternamente no calor do sangue que ferve.

2º vale (Inferno Florestal)

Inferno florestal para onde vão os criminosos que se suicidaram.

3º Vale (Inferno desértico)

Esse vale ainda não foi mostrado em nenhuma obra do universo de Saint Seiya. São condenados a ficar pra sempre vagando no deserto escaldante quem teve prazeres demoníacos (pervertidos).

7ª PRISÃO

É a maior de todas as prisões do inferno é formada por dez fossos. É o próprio inferno dentro do inferno. Assim como a 6ª, essa prisão tem uma parte de chão sólido.

Os Cavaleiros de Bronze não precisaram passar por aqui.

1º Fosso

Aonde quem vendeu sua mulher é chicoteado.

2º Fosso

Quem bajulou na vida, é jogado no excremento lá.

3º Fosso

São queimados na vela quem usou a profecia divina pro mal (alusão a inquisição de bruxas)

4º Fosso

Quem fez previsões enganosas e falsas, tem seu pescoço torcido e vive lá assim, ficando desorientados na hora de se locomover

5º Fosso

Quem subornou, cai no pixe quente onde são destroçados por demônios

6º Fosso

Quem fez um crime sendo hipócrita, anda pra sempre com um manto de chumbo

7º Fosso

Local onde ladrões caem pra ser mordidos por cobras ou se assustarem dela (inferno de cobras e faz tudo que cobra faz conosco)

8º Fosso

Local onde caiu quem foi condenado por intrigas. Tem chamas em todos os locais

9º Fosso

Local onde quem semeou discórdia tem seu corpo eternamente retalhado.

10º Fosso

Local onde quem falsificou e fraudou, tem seus corpos apodrecidos e retalhados, desenvolvendo até bolor.

Cachoeira de Sangue

Uma grande queda de sangue localizada entre o Terceiro Vale da 6ª prisão e o Primeiro Fosso da 7ª prisão. Todo o sangue dos pecadores julgados no Inferno desemboca aqui. Ela dá origem ao Rio Flegetonte.

Em The Lost Canvas é mostrado que no topo da cachoeira fica a Mokurenji, a árvore que fornece os 108 frutos necessários para construir o “Rosário de 108 Contas”, que impede que os Espectros retornem à vida.

8ª PRISÃO - COCYTO

Aqui ficarão afogados neste Inferno de Gelo os criminosos mais sérios e que planejaram se rebelar contra deuses.

Cocyto (ou Kokyutos), O submundo de Gelo (e muita neve e nevasca) é o maior de todas as prisões, para onde são enviadas as almas daqueles que se voltaram contra os deuses, sendo enterrados vivos apenas com a cabeça para fora.






1ª ESFERA - CAÍNA

Kaina, a morada de Radamanthys de Wyvern.

2ª ESFERA - ANTENORA

A morada de Aiacos de Garuda.

3ª ESFERA - PTOLOMEIA

A morada de Minos de Grifo

4ª ESFERA - GUIDECCA

O palácio de Hades no submundo.

É o local onde ocorre boa parte dos eventos mais importantes da Saga de Hades, tais como: a morte de Orpheu, a possessão de Shun e o triste momento em que Ikki deve matar o irmão para poder libertá-lo do domínio do Imperador do submundo.





MURO DAS LAMENTAÇÕES

O Muro das Lamentações o fim do local de punição das almas , seguido da Hiperdimensão como caminho para os Campos Eliseos. A hiperdimensão é espaço atemporal que pode levar a qualquer lugar do universo.

O paredão é largo, alto e profundo, assim chamado pelos lamentos daqueles que sem autorização de um deus não podem de lá passar.

Apenas a luz do sol pode destruí-lo, e não há luz do sol no submundo. Por isso os cavaleiros de ouro doaram suas vidas e cosmoenergias para com a energia das doze constelações da órbita do sol, banhadas pelo próprio astro abrir um grande buraco nele. 

A hiperdimensão destroi quem nela entra sem autorização divina, ou habilidade para isso, como os cavaleiros de ouro de Gêmeos. Minos por não saber sobre a dimensão é destruido ao entrar nela, seguindo Hyoga que tinha a benção de Atena em sua armadura de bronze.

Referências:
http://pt-br.saintseiya.wikia.com/wiki/Meikai

Um comentário :